3 mitos e 3 verdades sobre a prótese dentária

A prótese dentária já mudou a vida de muitas pessoas ao redor do mundo, trazendo mais bem-estar, saúde, conforto e alegria para o dia a dia delas. Mesmo assim, algumas pessoas sentem certo receio em colocar a prótese devido aos rumores que rondam esse procedimento tão famoso.

            É por isso que, no texto de hoje, nós iremos apresentar mitos e verdades sobre a prótese dentária. Então, é importante que você nos faça companhia até o final para descobrir o que é real e o que é mentira.

            Antes disso, porém, vamos relembrar que a prótese dentária é um tipo de “aparelho” usado para substituir um dente ausente. É possível apontar dois tipos principais de próteses: as totais, que substituem todos ou grande parte dos dentes; e as parciais. Além disso, as próteses podem ser fixas ou removíveis.

            Agora que você já sabe do básico, vamos às verdades e mentiras sobre próteses dentárias!

Veja abaixo 3 mitos e 3 verdades sobre a prótese dentária

            A seguir, nós iremos colocar algumas declarações comumente feitas sobre próteses dentárias e logo depois apontaremos se elas são mitos ou verdades. Então, dê uma olhada:

A prótese dentária ficará muito artificial e aparente junto aos outros dentes.

MITO! Graças às novas tecnologias odontológicas, as próteses dentárias são feitas para simular perfeitamente a arcada dentária do paciente, imitando muito bem a cor e o formato dos dentes. Afinal, cada prótese é confeccionada a partir do molde da boca de cada paciente, ou seja, é personalizada.

Mesmo com a prótese dentária, é necessário manter uma boa higiene bucal.

VERDADE!Algumas pessoas acham que as próteses não precisam de higiene por serem sintéticas. Contudo, é necessário manter a escovação e o uso de fio dental, além de uma higiene própria para as próteses dentárias.

A prótese dentária dura pouco tempo.

MITO! Apesar de não durar para sempre, a prótese dentária é feita para sobreviver de 5 a 7 anos. Para que sua vida útil seja longa, você precisa cuidar muito bem dela, ou seja, ir regularmente ao dentista, usar produtos específicos e manter a higiene bucal em dia.

 A prótese dentária atrapalha na mastigação e na fala.

MITO! Isso é uma mentira, pois após o tempo de adaptação (geralmente dura 4 semanas), a pessoa já pode comer e falar normalmente, como antes da prótese. Afinal, como já falamos, a prótese foi criada para trazer de volta o seu bem-estar e conforto.

É preciso continuar frequentando o dentista.

VERDADE! Mesmo quem tem prótese total precisa consultar o dentista de seis em seis meses, como qualquer pessoa. Afinal, é necessário fazer o acompanhamento da saúde bucal e prevenir possíveis problemas.

A prótese dentária em porcelana reduz os riscos de mau hálito.

VERDADE! Os materiais mais modernos utilizados nas melhores clínicas de odontologia evitam que o paciente tenha mau hálito causado pelo material usado.

Depois de ler tudo, você sente mais tranquilidade com relação às próteses dentárias? Acredite, com todas as tecnologias usadas hoje em dia, o procedimento é eficaz, indolor e duradouro. Então, não deixe de procurar uma clínica de qualidade para realizá-lo.

Para quem mora em Brasília, a BLU é uma excelente opção para quem sonha em recuperar o seu sorriso perfeito. Ela oferece tratamentos seguros, modernos, indolores e eficientes. Além disso, a primeira consulta é GRATUITA!

A BLU visa sempre o seu bem-estar, conforto e satisfação.

            Entre no nosso site e descubra o que podemos fazer por você!