5 problemas que causam a sensibilidade nos dentes

A sensibilidade dentária é a dor causada pela exposição dos túbulos dentinários.

É uma condição que se desenvolve com o tempo devido a problemas comuns, como diminuição do tamanho da gengiva (que pode ser causada pela escovação com muita força) e o desgaste do esmalte do dente.

A sensibilidade nos dentes surge quando a dentina, a parte mais macia e interna do dente, fica exposta e, já que a raiz não está coberta pelo esmalte, os canalículos (que vão desde o centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície) também ficam expostos e acusam a dor.

Tanto o calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, fazem com que você sinta dor. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal!

Aqui você vai descobrir 5 problemas que podem causar a sensibilidade nos dentes, e ao final você verá como resolver esses problemas e evitar que outros piores venham a acontecer devido à sensibilidade.

1. Bebidas ou alimentos ácidos

Refrigerantes, iogurte, tomate e frutas cítricas são exemplos de bebidas e alimentos que com o consumo constante ajudam a dissolver gradualmente o esmalte e levar à exposição da dentina.

Escovar os dentes em seguida que esses alimentos foram ingeridos pode agravar o problema, pois o creme dental pode reagir com os ácidos dos alimentos e acelerar a corrosão. Recomendamos que, espere de 20 a 30 minutos antes de fazer a higiene bucal.

1. Estresse (Bruxismo)

É um costume de muitos se estressar e apertar os dentes. Porém essa pressão, que na maioria dos casos acontece inconscientemente, é uma das responsáveis pela sensibilização dos dentes. Ao serem pressionados, os dentes estouram os prismas de esmalte, deixando a dentina exposta.

1. Exagero da força na escovação

Escovar seus dentes com força não significa que eles ficarão mais limpos, pelo contrário, isso gera o desgaste do esmalte dentário que causa a sensibilidade.

A dica é usar uma escova de cerdas macias e fazer uma escovação suave que será eficaz para limpar toda sujeira não prejudica o esmalte dos dentes.

1. Refluxo

O refluxo gastroesofágico é uma doença que faz com que os ácidos produzidos pelo estômago sejam expulsados indevidamente para o esôfago, em vez de seguir o fluxo normal da digestão. Em alguns casos, esses ácidos podem ir até a boca e, o contato deles com a arcada dentária, causam a erosão do esmalte. Comer rápido e ingerir líquidos durante as refeições podem piorar o quadro.

1. Gengivite

Além de causar uma mudança na aparência dos dentes, a retração gengival tem outros tipos de consequência que é a exposição da dentina. Ela é mais porosa e contém prolongamentos nervosos que se ligam à polpa do dentes quando exposta, ela acaba causando sensibilidade a fatores externos, como alimentos quentes, gelados ou ácidos.

Para melhorar a sensibilidade é importantíssimo que você consulte ao seu dentista e descubra a causa, assim ele te indicará o tratamento específico para o seu caso.

Em alguns casos, existem algumas providências que podem ser tomadas em casa para que haja melhora, como a troca da sua escova de dentes por uma escova macia, o uso de um creme dental formulado para diminuir a sensibilidade e a escovação correta dos dentes. Quer você precise de procedimentos no consultório ou somente em casa com o que falamos acima, o passo mais importante é você procurar seu dentista para que ele determine a causa da sensibilidade dos dentes e te ajude a encontrar uma solução que seja eficaz e evitando outros problemas dentários que poderiam vir a acontecer.