A importância da saúde bucal em pacientes de risco

Muitas pessoas acreditam que uma saúde bucal ruim só prejudica a boca do indivíduo, causando problemas como cáries, gengivite, entre outros. De fato, não cuidar da sua saúde bucal pode acarretar tanto doenças periodontais (gengivite, periodontite, etc.) quanto doenças pulpares (pulpite, hiperemia, etc. ).

No entanto, precarizar sua saúde bucal pode piorar muito diversas doenças crônicas. Acredite, o que acontece na sua boca pode ser refletido por todo o seu corpo, agravando as condições existentes. Por isso manter a saúde bucal em dia é muito mais importante do que grande parte da população pensa.

Pensando nisso, nós decidimos preparar este texto mostrando como algumas das principais doenças crônicas são acentuadas por culpa de uma higiene bucal mal feita. Então se você possui alguma delas, preste bastante atenção a seguir:

1 – Pacientes diabéticos

Quem tem diabetes pode sofrer por conta de maus hábitos bucais. Isso porque as inflamações causadas têm a capacidade de dificultar a absorção de insulina, o que eleva a resistência insulínica desses pacientes. Isso faz com que ocorra um maior desequilíbrio glicêmico no organismo dos diabéticos.

Outro ponto importante que merece atenção é que os pacientes com diabetes precisam estar com a doença em tratamento controlado quando vão realizar procedimentos odontológicos que necessitem de raspagens, cirurgias e possam gerar sangramentos. Afinal, o processo de cicatrização das pessoas diabéticas é mais lenta do que o normal.

2 – Pacientes hipertensos

As pessoas com hipertensão e outros tipos de doenças cardíacas precisam estar muito atentas com relação à sua saúde bucal, pois as bactérias e microorganismos danosos acumulados na boca por culpa de alguma infecção podem ser transportados pelo sangue até atingirem o coração.

Alguns estudos mostram que as possíveis causas do AVC (acidente vascular cerebral) e das artérias entupidas estão relacionadas às inflamações derivadas das bactérias alojadas na boca do paciente. Pessoas com doenças periodontais têm mais chances de desenvolverem problemas cardíacos.

Também é necessário ter essas doenças controladas quando for realizar um tratamento odontológico mais profundo, pois alguns anestésicos podem ser vasoconstritores, o que prejudica os vasos sanguíneos. Então, é importante mencionar isso para o dentista.

3 – Pacientes fumantes

O tabagismo é considerado uma doença crônica que mata cerca de 200 mil pessoas por ano. Além dos problemas respiratórios, o tabagismo está relacionado ao câncer bucal. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia (EUA) apontou que de 10 pacientes com câncer bucal, 8 eram fumantes.

Além disso, pacientes fumantes também correm mais riscos na hora de desenvolver doenças periodontais. Isso ocorre porque as substâncias tóxicas presentes no cigarro podem interferir no sistema imunológico do indivíduo, o que prejudica o combate do organismo contra as bactérias que são responsáveis pelas doenças periodontais.

Além de tudo isso, pessoas que sofrem com tabagismo e possuem uma saúde bucal precária podem também ficar com os dentes bem amarelados e mau hálito. Também podem ter uma recuperação tardia após procedimentos odontológicos.

Existem ainda outras doenças e outros fatores de risco que podem ser agravados por conta de hábitos bucais ruins. Por exemplo, pessoas que tomam medicamentos controlados para tratar doenças crônicas podem acabar desenvolvendo xerostomia, que é a famosa boca seca. Esse problema, por sua vez, faz com que o paciente tenha muito mais chances de desenvolver doenças periodontais se ele não caprichar na higiene bucal.

Portanto, a importância da saúde bucal em pacientes de risco está diretamente relacionada à vida da pessoa, não apenas ao bem-estar, mas ao seu futuro também.

Sendo assim, cuide muito bem de sua boca e seus dentes. Nós já preparamos diversos textos com ótimas dicas sobre como manter a sua saúde bucal em dia de forma prática. Corra para ler e ficar saudável sempre!

Também não esqueça que a clínica Odontologia Clean está à sua disposição para consultas e dúvidas. Temos um tratamento diferenciado e humanizado. Afinal, uma das formas mais eficientes de ter uma boa saúde bucal é ir de seis em seis meses ao dentista. Desse modo, se você mora em Brasília, entre em contato com a Odontologia Clean e descubra o que podemos fazer para você!