A TPM causa mau hálito?

Já ficou estressada e teve que ouvir “nossa, tá de TPM?” de alguém? Muitas vezes, são apenas irritações do dia a dia que sobem à cabeça e não tem nada a ver com a TPM. Afinal, as mulheres ainda têm que aguentar muita desigualdade e outros problemas desgastantes na vida. Está tudo bem ficar irritada.

No entanto, a TPM pode sim causar irritabilidade e diversos outros efeitos ruins no corpo. Na verdade, existem mulheres que chegam a ir para o hospital por conta das sensações causadas pela TPM. Por isso, é preciso levá-la a sério.

No texto de hoje, nós iremos mostrar se a TPM pode causar mau hálito mesmo. Além disso, iremos mostrar como evitar que isso aconteça e onde procurar ajuda caso os efeitos piorem. Então, fique com a gente até o final!

É verdade que a TPM pode causar mau hálito?

Sim! Pior que esse realmente é um dos efeitos causados pela TPM. Para quem não sabe, a Tensão Pré-Menstrual é caracterizada pelas sensações que acontecem cerca de dez dias antes do começo do ciclo menstrual. Essas sensações são causadas pelas alterações hormonais do corpo se preparando para a menstruação.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% das mulheres no Brasil sofrem com a TPM. Entre os sintomas mais comuns, estão: letargia, irritabilidade, fome excessiva ou perda de apetite, corpo dolorido, alterações no humor, dificuldade de concentração, ansiedade, depressão, insônia etc.

O motivo pelo qual a TPM pode causar problemas bucais, incluindo o mau hálito, é a alteração hormonal e o desequilíbrio no sistema nervoso que pode reduzir bastante a saliva, causando a hipossalivação. A pouca saliva faz com que a boca fique mais vulnerável à formação de placa bacteriana nos dentes e na língua.

É exatamente isso que faz com que a mulher tenha mau hálito. Além disso, por conta da diminuição de endorfina e ocitocina (hormônios ligados à sensação de bem-estar), as mulheres acabam consumindo mais doces para tentar balancear esse desequilíbrio. Quem nunca sentiu aquela necessidade de comer uma barra de chocolate?

Esse consumo excessivo de doces faz com que a placa bacteriana aumente ainda mais, podendo levar a problemas como gengivite e cárie.

Como evitar o mau hálito?

Existem alguns hábitos que podem ajudar a controlar ou evitar o mau hálito, tanto aquele causado pela TPM quanto o causado por outros motivos.

Primeiramente, é preciso ingerir uma boa quantidade de água ao longo do dia. Consumir alimentos com muitas fibras também ajuda a reduzir as placas bacterianas. Diminuir os doces e aumentar a quantidade de verduras, frutas e legumes também é uma boa dica.

Manter a higiene bucal sempre ótima também contribui bastante para evitar problemas menores e maiores.

De qualquer forma, é importante buscar um profissional que possa analisar seu caso específico e indicar os melhores tratamentos. Ginecologistas e dentistas são os mais indicados nos casos que mencionamos neste texto.

Se você é uma mulher de Brasília e deseja uma clínica odontológica que valorize a sua vivência, assim como apresenta descontos e condições especiais, precisa conhecer a Odontologia Clean. Nós oferecemos os melhores profissionais e tratamentos para você!

Entre em contato para marcar uma consulta!