Descubra as principais causas das manchas nos dentes!
A conquista de um sorriso bonito e saudável pode ser dificultada pelo aparecimento de manchas dentais, que tiram todo o brilho dos dentes, podendo ser desenvolvidas em decorrência de alguns fatores ou doenças bucais.
A identificação prévia dessas condições possibilita o tratamento prematuro da estrutura dentária e dificulta o aparecimento das tão temidas manchas nos dentes.
A Clínica Blu se preocupa com a sua saúde bucal, por isso, estamos sempre buscando manter nossos pacientes e leitores informados sobre as mais diversas anomalias que podem interferir na beleza e integridade de seus sorrisos.
Continue a leitura e conheça as principais causas das manchas dentais, descubra também sobre os principais tratamentos mais efetivos para a correção desse tipo de alteração.
O que são as manchas nos dentes?
As manchas nos dentes são caracterizadas pela despigmentação anormal da estrutura dentinária.
Elas podem ser causadas em decorrência da instalação de problemas ou doenças bucais, mas também podem aparecer como resultado da interação química entre os dentes e diferentes substâncias.
Quais são os tipos de manchas nos dentes?
As manchas brancas nos dentes são as mais conhecidas, porém existem outros tipos, cada tipo de mancha no dente pode indicar o seu agente causador principal.
Os tipos de mancha no dente mais comuns são: manchas brancas, cinzas, marrons, amarelas e pretas.
Quais são as principais causas?
Como citamos acima a mancha no dente pode aparecer por vários motivos, confira agora as principais causas do seu aparecimento.
-
Tabagismo
O cigarro é composto por mais de 5 mil compostos químicos, se contarmos os complexos que formam o papel esse número sobe consideravelmente.
Os efeitos do cigarro são nocivos a várias estruturas do corpo humano, nos dentes pode resultar no amarelamento da estrutura além de interferir na saúde da região periodontal que envolve e protege os dentes.
O fumo aumenta a temperatura da boca e propicia um ambiente mais suscetível ao aparecimento e desenvolvimento de agentes infecciosos.
O hábito de higienizar os dentes após o fumo não é um hábito comum de todos os fumantes, por isso, com o tempo, o acúmulo e interação dos agentes químicos dos cigarros com os tecidos dos dentes propicia o desenvolvimento de manchas nos dentes.
O risco aumenta quando o fumante tem o hábito de fumar e tomar café.
-
Alimentos
Existem alguns alimentos específicos que causam manchas nos dentes, principalmente os com pigmentação excessiva e ácidos.
Os alimentos ácidos, por exemplo, contribuem com a desmineralização óssea dos dentes, propiciando também o desenvolvimento de cárie nos dentes e a hipersensibilidade dentinária.
Os principais alimentos causadores das manchas nos dentes são:
-
Refrigerante
-
Café
-
Vinho tinto
-
Suco de uva
-
Energéticos
-
Cervejas
-
Limão
-
Abacaxi
-
Laranja
Lembrando que, somente causam manchas nos dentes quando são consumidos de forma excessiva sem a devida higienização após sua ingestão.
A mancha amarela nos dentes pode aparecer como resultado do tabagismo e consumo excessivo de alimentos pigmentados.
O Clareamento Dental é um procedimento rápido que restabelece o aspecto mais branquinho dos dentes.
-
Antibióticos
Não são todos os tipos de antibiótico que causam o desenvolvimento de manchas nos dentes e sim um tipo específico de tetraciclina.
A ingestão a longo prazo de antibióticos que possuem tetraciclina em sua composição causam a aderência dos compostos químicos à dentina do dente humano, causando o escurecimento e enfraquecimento da estrutura.
-
Amálgama
A amálgama é um produto composto por mercúrio muito utilizado anteriormente em restaurações odontológicas.
A sua principal característica é a aparência metálica e escurecida.
A técnica de restauração dental utiliza desse produto para recobrir e vedar a estrutura dental que teve seus tecidos comprometidos em decorrência de algum agente infeccioso ou trauma.
-
Traumatismo
O traumatismo dental pode interferir diretamente nas estruturas nervosas dentinárias como a polpa e a raiz dos dentes.
Sabe-se que o tecido interno do dente foi afetado quando surgem manchas escurecidas no esmalte dental, parte mais externa dos dentes.
O ferimento ou morte desses tecidos dentários pode ser identificado dessa forma.
-
Fluorose
O uso demasiado de flúor interfere diretamente na aparência dos dentes.
A ingestão excessiva de flúor causa a fluorose dentária que afeta não somente os dentes como também os ossos dentofaciais.
As manchas em decorrência do uso exagerado de flúor é bem comum em crianças com dentes de leite, porém, também afetam os dentes permanentes.
A mancha branca no dente aparece como resultado da ação excessiva do flúor nos dentes.
-
Cárie
As cáries são agentes infecciosos que interferem na saúde dos dentes, sua proliferação geralmente ocorre quando a saúde do esmalte dental fica comprometida.
Conheça as práticas que possibilitam a restauração do esmalte dental.
As cáries podem interferir na saúde de toda a estrutura dental propiciando seu espalhamento aos tecidos nervosos causando deterioramento da polpa e raiz do dente, consequentemente gerando o aparecimento de manchas nos dentes.
A mancha preta no dente é um forte indicativo do desenvolvimento de cárie nos dentes.
-
Tártaro
O tártaro dental aparece como resultado da calcificação da placa bacteriana nos dentes, o acúmulo dessas bactérias no dente geram o comprometimento da aparência dos dentes.
O tártaro também age contra a saúde da região periodontal, aumentando as chances de proliferação das bactérias a outras áreas da boca.
A mancha marrom nos dentes é principalmente causada pelo desenvolvimento do tártaro nos dentes.
Manchas intrínsecas e extrínsecas, qual a diferença?
As extrínsecas são caracterizadas pelo seu desenvolvimento nas camadas mais superficiais como o esmalte dental, enquanto que as intrínsecas comprometem as regiões mais internas do dente.
Traumas dentais, envelhecimento e deterioramento da raiz do dente são uma das causas principais das manchas intrínsecas.
Como tirar as manchas do dente?
As manchas nos dentes indicam o desenvolvimento de alguma anomalia na estrutura dental, por isso, para que a remoção ocorra de forma efetiva faz se necessário a intervenção de um dentista a fim da obtenção de um protocolo de tratamento correto.
Quando procurar um dentista?
Como citado acima as manchas são indicativos de anormalidades no dente, se aparecem devem ser motivo suficiente que influencia a procura por um profissional dentista.
O resultado eficaz de qualquer tipo de tratamento odontológico depende diretamente da identificação rápida dos problemas da estrutura bucal.
A Endodontia é uma área odontológica especializada no tratamento dos mais diversos problemas e doenças que interferem na saúde dos dentes.
Qual a melhor clínica odontológica de Brasília?
Para a obtenção de um resultado satisfatório o tratamento deve ser executado por profissionais referência na área de odontologia e especializados nas mais diversas especialidades odontológicas.
Na Clínica Blu você encontra profissionais capacitados que tem como maior propósito o restabelecimento da saúde dos seus dentes.
Um tratamento odontológico efetivo considera todas as necessidades da estrutura dentofacial do paciente, na Blu você obtém um tratamento multidisciplinar exclusivo a fim de tratar todos os problemas do seu sorriso.
As manchas nos dentes são fortes indicativos da instalação de doenças bucais, por isso, não ignore esse incômodo para que no futuro esse pequeno desconforto não se torne um grande problema.
Conte com quem entende, equipe de profissionais altamente qualificados para garantir os melhores resultados.
Nossa especialidade é cuidar da saúde do seu sorriso, conheça nossa clínica 100% brasiliense no Shopping Conjunto Nacional na Asa Norte.
Atenção personalizada das suas necessidades e atendimento integral em todas as fases do seu tratamento.
Realize seu tratamento na Clínica Blu, a melhor clínica odontológica de Brasília!
Agende sua avaliação, entre em contato com a Blu Odontologia!