• Endereço: SDN, Conjunto Nacional, Sala 4017, Torre verde - Asa Norte, Brasília - DF
  • Contato via e-mail
Logo Principal
  • Entre em contato (61) 3326-9940
  • Horário de funcionamento 08h às 18h

Implante Dentário: o que é, como é feito e quanto custa

  • Home
  • Implante Dentário: o que é, como é feito e quanto custa
Implante Dentário: o que é, como é feito e quanto custa

Implante Dentário: o que é, como é feito e quanto custa

A reabilitação oral por meio do implante dentário ocorre com a finalidade de restabelecer funcionalidades e retomar a segurança para realizar ações básicas no dia a dia, que foram extraviadas em consequência da perda dentária.

 

As problemáticas que decorrem da falta de um dente envolvem complicações que interferem não somente a saúde física, tendo poder de influência também na saúde emocional. 

 

Por isso, é fundamental que essa disfunção dentária receba a atenção necessária de um profissional dentista especializado na área de implantodontia com experiência e conhecimentos necessários para o tratamento desse transtorno.

 

O tratamento com implantes dentários é o mais efetivo para o tratamento da perda dentária, por isso, tem ascendido a relevância desse tratamento, que devolve a integralidade da estrutura dentária e retoma a qualidade de vida dos pacientes. 

 

A Clínica Blu é especializada no tratamento com implante dentário em Brasília e preparou esse artigo completo sobre o procedimento odontológico. 

 

Ao longo do texto destacamos todas as etapas fundamentais para tratar a perda dentária, assim como outras questões que envolvem esse tratamento, como suas indicações, contraindicações e custo médio. 

 

Continue a leitura e confira o guia completo sobre implante dental que a Clínica Blu em Brasília preparou para você!

 

O que é um implante dentário?

O implante dentário é uma estrutura metálica que possui matéria biocompatível com o organismo humano com  a finalidade de substituir as raízes dos dentes, que são componentes fundamentais da arcada dentária.

 

A implantação desses elementos ocorre de forma a restabelecer a incubência que anteriormente era desempenhada pelas raízes dentárias, mas que por algum motivo, deixou de ser cumprida de forma parcial ou integral. 

 

Para que essa ação ocorra de maneira efetiva, durante o procedimento, o implante dentário é posicionado junto ao osso maxilar, a fim de dar suporte a prótese dentária que será alocada posteriormente.

 

A implantodontia é a área odontológica que se ocupa desse tipo de tratamento, devolvendo aos pacientes segurança, autoestima e a recuperação de um belo sorriso.

 

Por mais que a técnica tenha se tornado bastante popular com o passar do tempo, ainda existem várias dúvidas sobre o procedimento com implantes dentários, especialmente, relacionadas as diferenças entre os implantes e as próteses dentárias.

 

Conhecer essas diferenças é o primeiro passo para entender mais sobre o tratamento dental, abaixo destacamos essas distinções.

 

As diferença entre próteses e implantes dentários

Os implantes e próteses dentárias cumprem com objetivos distintos no processo de recuperação do sorriso. Cada um desses detalhes é importante para o restabelecimento da integralidade da arcada dentária. 

 

Basicamente, pode-se diferenciar da seguinte forma: o implante dental é um substituto das raízes dentárias e sua implantação ocorre em ambiente cirúrgico, enquanto que a prótese dentária é um componente que cumpre com o objetivo principal de substituir o dente natural. 

 

Os implantes dentários são fixados de maneira permanente no osso maxilar, sofrendo incorporação definitiva após o processo de osseointegração. 

 

As próteses dentárias, por outro lado, podem ser fixadas no implante dentário ou podem ser móveis, conhecidas popularmente como dentaduras. 

 

Ambas cumprem com o restabelecimento de funcionalidades orais, só que de maneira diferente.

 

Tipos de implante dentário

Para cada caso clínico existe um tipo de implante que cumprirá com a retomada da integralidade dentária de maneira mais assertiva. Por isso, é fundamental contar com a experiência de um profissional habilitado e qualificado nas mais variadas técnicas da implantodontia. 

 

Abaixo, destacamos os principais tipos de implante dentário. 

 

Implante Unitário

O implante dentário como o próprio nome já indica é a solução para casos onde existe a necessidade de repor apenas um dente. 

 

Esse modelo de implante é usado para substituir apenas a raiz de um dente, agindo como estrutura de sustentação para a prótese dentária do dente artificial. 

 

Existem casos onde é necessário a extração do dente deteriorado ou fraturado antes da fixação dos implantes, nesses cenários, o dentista avalia a condição geral da região bucal do paciente para realizar os dois procedimentos em uma mesma cirurgia.

 

Implante Zigomático

Os implantes zigomáticos são diferentes pois não são fixados no osso maxilar, como ocorre a implantação comum desse tipo de estrutura. 

 

Esse tipo de implante dentário é fixado no osso zigomático, localizado na proeminência da face, conhecida como maçã do rosto.

 

O implante zigomático é indicado a pacientes que não possuem estrutura saudável para suportar a implantação comum.

 

Implante com prótese protocolo

O modelo de implante dentário prótese protocolo é a alternativa mais eficaz para restabelecer a integralidade dentária de pacientes que perderam todos os dentes que pertencem a uma mesma arcada dentária, seja ela inferior ou superior.

 

É comum a sua indicação para pacientes mais idosos que perderam ao longo dos anos de sua vida a saúde oral, decorrendo na perda de dentes. 

 

Geralmente, neste tipo de procedimento o cirurgião-dentista fixa de 4 a 6 implantes no osso maxilar para proporcionar a sustentação necessária para  estabilizar uma estrutura completa com 12 próteses.

 

Implante com carga imediata

O implante com carga imediata é uma grande evolução da área de implantodontia pois restabelece o sorriso do paciente de forma integral durante o procedimento cirúrgico. 

 

Essa técnica fixa o implante dentário e logo após é colocado uma prótese dentária provisória no paciente.

 

Porém, o modelo de carga imediata não pode ser utilizado em todos os casos, visto que é necessário que o cirurgião-dentista, durante o procedimento, conclua que a estrutura de implantes será capaz de suportar a prótese provisória sem a finalização do processo de osseointegração.

 

É uma técnica inovadora que evoluiu com o passar do tempo. Essa tecnologia surgiu há algum tempo na odontologia e no próximo bloco explicaremos sobre o seu surgimento no meio.

 

Cirurgião-dentista segurando modelo de estrutura dentária que possibilita a exemplificação de um implante dentário na arcada dentária.

Para quem é indicado o tratamento com implantes

Os implantes dentários são indicados para alguns casos em específico, onde ocorre a deterioração grave ou perda completa da estrutura dentária. 

 

Abaixo, citamos algumas situações que podem demandar do tratamento com implantes dentários, confira: 

 

Falta de um ou mais dentes 

Os implantes podem ser indicados tanto para quem sofreu a perda de um dente quanto para quem perdeu todos os dentes da arcada dentária. 

 

Vale ressaltar que é necessário a indicação de um tipo de implante para cada tipo de situação.

 

Acidentes e Traumas

Acidentes e traumas dentários podem afetar boa parte da estrutura dental. Quando essa disfunção não pode ser restabelecida por meio de procedimentos odontológicos simples, a melhor solução para recuperar a funcionalidade oral é por meio do implante de dente.

 

Doenças periodontais e infecções agravadas

As doenças periodontais assim como as infecções agravadas podem afetar a gengiva e consequentemente a arcada dentária, que resultam na perda dentária.

 

Porém, antes da intervenção através do tratamento, é necessário uma análise minuciosa sobre a estrutura bucal do paciente para verificar a saúde da região que receberá a implantação.

 

Em casos mais agravados de infecção, é necessário que ocorra um tratamento contra essas problemáticas antes da fixação dos implantes dentários.

 

Quais são as contraindicações para o tratamento

Acima, falamos das indicações para o tratamento, por isso, não poderíamos deixar de destacar as contraindicações do procedimento odontológico, que assim como qualquer outro conta com algumas ressalvas. 

 

As principais contraindicações para o tratamento de implantes dentários são para os seguintes casos: 

 

Tabagismo

Os componentes tóxicos presentes em cigarros colaboram com a cicatrização ineficaz ou demorada do tecido ósseo após a cirurgia de implante dentário. Por isso, existem contraindicações do procedimento para fumantes ativos. 

 

O ideal é que essa prática não ocorra durante o processo de osseointegração, a fim de que sejam conferidos os resultados desejados com o procedimento.

 

Osteoporose

A osteoporose é uma doença que afeta a massa óssea do organismo humano. A condição aumenta o risco de traumas em decorrência do enfraquecimento dos ossos. 

 

Nesses casos, o tratamento com implantes dentários é contraindicado, visto que a implantação ocorre junto ao osso maxilar.

 

Por isso, deve-se ter atenção redobrada e criteriosa quanto às condições do paciente na realização do procedimento quando possuem esse tipo de disfunção. 

 

Doenças periodontais 

As doenças periodontais afetam diretamente o tecido da gengiva, que é responsável por estruturar e proteger os tecidos dentinários nervosos.

 

Quando essas doenças estão em seu estágio agravado, como no caso da periodontite, por exemplo, todo o tecido da região pode sofrer deterioramento. 

 

Nesses casos, não é possível realizar a fixação de implantes dentários pois o processo de osseointegração não ocorre de maneira adequada. 

 

Em situações como essa o dentista conduzirá as ações para tratar essas disfunções antes da fixação de implantes na arcada dentária.

 

Idade insuficiente

O tratamento com implantes dentários também não é indicado em situações nas quais  o paciente não possui idade suficiente para a realização desse procedimento cirúrgico.

 

É necessário que o desenvolvimento da estrutura dentofacial do paciente já tenha sido concluída para intervir a falta de dentes com os implantes. 

 

Implante dentário como é feito?

O procedimento de implantodontia possui algumas complexidades, por isso, deve ser realizado em consultório odontológico de porte cirúrgico, pois, havendo implicações poderão ser tomadas as providências devidas. 

 

Algumas etapas devem ser seguidas a fim de que tudo ocorra de forma harmônica, abaixo destacamos as principais fases: 

 

Consulta Inicial 

Antes de tudo, é essencial que o paciente que sofre com a perda dentária procure o auxílio de um profissional dentista qualificado para iniciar o tratamento.

 

A consulta inicial é o primeiro passo a se tomar em busca do restabelecimento do sorriso, momento em que  o dentista poderá fazer uma avaliação sobre as condições orais do paciente e indicar o procedimento como mais assertivo para o seu caso clínico. 

 

Exames 

Durante a consulta, o dentista fará a solicitação de exames radiográficos para diagnosticar com precisão a estrutura dentofacial do paciente. 

 

Os exames também são fundamentais para analisar as condições ósseas para o recebimento dos implantes dentários. 

 

Todo o planejamento de tratamento é guiado com base nesses resultados radiográficos. 

 

Cirurgia

Se constatado saúde e condições suficientes para o paciente realizar o tratamento, a próxima etapa a se seguir é a de fase cirúrgica. 

 

Durante a cirurgia, o cirurgião responsável por conduzir o procedimento fará pequenas incisões na região periodontal do paciente para ter acesso ao osso maxilar, onde serão fixados os implantes dentários. 

 

O procedimento pode ser realizado em consultório odontológico, porém, vale ressaltar que a clínica deve possuir a estrutura necessária para a realização desse tratamento que possui certas complexidades. 

 

O paciente recebe anestesia local e o procedimento dura em média 90 minutos, a depender da quantidade de implantes que serão utilizados em cada caso.

 

Osseointegração

O sucesso do tratamento depende totalmente da etapa de osseointegração, o processo pelo qual o organismo integra os componentes implantados na estrutura dentofacial natural do corpo.

 

Esse processo pode durar em média de 3 a 6 meses e deve ser acompanhado pelo dentista a fim de evitar o desenvolvimento de infecções na região.

 

Fixação da prótese dentária

Após o processo de osseointegração é possível seguir com a última etapa do tratamento que consiste na colocação da prótese dentária junto aos implantes. 

 

Nessa fase, é necessário reabrir o tecido gengival para ter acesso aos pinos implantados a fim de fixar a estrutura coroas protetivas que posteriormente serão substituídas pela prótese dentária definitiva.

Homem de meia idade com espelho na mão admirando o seu sorriso após o tratamento com implantes dentários, realizado com a equipe de implantodontia da Clínica Blu em Brasília.

O uso de enxerto ósseo é necessário?

Em alguns casos faz-se necessário a utilização de enxerto ósseo antes da fixação dos implantes dentários, devido a deterioração da estrutura óssea. Porém, ao contrário do que muitos pensam, não é sempre necessário. 

 

Quando é verificada a necessidade da enxertia, o dentista marcará a realização do procedimento antes da implantação, que somente será efetuada após a cicatrização da região.

Cuidados no pós-cirúrgico

Para alcançar os melhores resultados é necessário que alguns cuidados sejam tomados durante o pós-cirúrgico, tais como: 

 

Repouso

Devido a complexidade do tratamento, após a sua realização é necessário que o paciente tenha atenção especial quanto ao seu período de repouso. 

 

Em alguns casos, o médico pode orientar o paciente a voltar a trabalhar no dia seguinte do procedimento, porém, deve-se ter cuidado em relação a execução de esforços excessivos, como atividades físicas de alta intensidade, por exemplo.

 

Alimentação restrita

A escolha dos alimentos é um ponto importante para a recuperação do procedimento, pois podem interferir até no processo de cicatrização do paciente. 

 

Alimentos muito quentes, muito frios ou ácidos colaboram com eventos de dor na região operada, findando em incômodos extremos. 

 

O ideal é que o paciente opte por uma alimentação mais pastosa e líquida a fim de evitar essas adversidades. 

 

Compressas geladas

Especialmente nas horas que sucedem a realização do procedimento, é fundamental que o paciente faça compressas geladas para evitar o inchaço da região.

 

O dentista responsável pelo tratamento indicará a frequência de realização dessas compressas.

 

Atenção especial com a higienização

Mais do que nunca, é fundamental que se tenha uma atenção especial com a higienização bucal, visto que todas as ações de limpeza são fundamentais para o processo de osseointegração dos implantes dentários. 

 

O recomendado é que o paciente evite passar a escova sobre o local operado pelos primeiros três dias para não causar ferimentos na região, o dentista dará a orientação necessária quanto a velocidade e intensidade da escovação.

 

Existem outras orientações que podem ser seguidas para facilitar o período de recuperação, tais como:

 

  • Evitar a exposição solar excessiva;

  • Falar menos;

  • Não tocar o local operado;

  • Não deitar sobre o local da operação.

 

Quanto custa o tratamento com implante dentário

Quando se considera a escolha pelo tratamento  a pergunta que mais vêm a mente é: quanto custa um implante dentário?

 

O custo de um tratamento com implantes dentários varia bastante, especialmente, considerando o padrão de cada clínica odontológica. 

 

Lembrando que, o local deve conter a estrutura necessária para a realização de procedimentos de grande significância.

 

Porém, o custo médio leva em consideração alguns aspectos principais, que são: 

 

  • A quantidade de implantes que serão fixados;

  • O tipo de implante dentário utilizado;

  • Os materiais usados durante o procedimento;

  • A Clínica Odontológica escolhida.

Benefícios que vão além da saúde física

Existe uma visão de que o implante dentário somente restabelece funcionalidades que afetam a saúde física, porém, os benefícios são ainda mais grandiosos. Abaixo, destacamos os principais.

 

Restabelecimento de funcionalidades orais

O primeiro benefício a se destacar diz respeito ao resgate de funcionalidades perdidas junto a perda dentária. 

 

A falta de um dente interfere diretamente em funcionalidades de mastigação e fonética, e todos esses aspectos são restabelecidos após o tratamento odontológico.

 

Mais conforto e segurança

Pacientes mais idosos costumam optar por próteses dentárias removíveis quando sofrem com a perda dentária, porém, essa escolha pode causar diversos constrangimentos com o passar do tempo.

 

Os implantes dentários são fixados de maneira permanente na arcada dentária causando mais conforto e segurança para o paciente realizar as ações básicas do cotidiano.

 

Durabilidade

Um outro benefício muito importante a se considerar é em relação a durabilidade dos implantes dentários, que, quando comparado a próteses dentárias removíveis, apresenta maior duração e qualidade.

 

Autoestima e confiança

Outro fator de grande relevância é a elevação da autoestima e confiança, pois após a perda dentária o paciente passa a viver episódios de constrangimento e falta de confiança.

 

O que considerar antes de escolher a clínica odontológica

Trouxemos ao decorrer do texto tudo o que deve ser considerado junto a escolha pelos implantes dentários, por isso, não poderíamos deixar de destacar sobre um ponto primordial para o resultado desejado do procedimento: a escolha pela clínica odontológica certa!

 

A Blu é uma clínica odontológica em Brasília com profissionais especializados na área de implantodontia. Abaixo destacamos os principais diferenciais que devem te convencer a optar por nossa clínica. 

 

Estrutura Completa

A Clínica Blu possui infraestrutura completa para realizar tratamentos de baixa e alta complexidade com assertividade e proporcionando os melhores resultados. 

 

Nossa estrutura detém de tudo o que é necessário para realizar o seu tratamento odontológico com eficiência e qualidade.

 

Profissionais de Excelência

Os profissionais da Clínica Blu possuem especialização em diversas áreas da odontologia, inclusive na área de implantodontia, para proporcionar um serviço que gere os resultados esperados.

 

Os profissionais da nossa clínica são referência no mercado odontológico de Brasília e possuem ampla experiência e conhecimento sobre as mais variadas técnicas e procedimentos.

 

Tecnologia de Ponta

Com o intuito de que tudo ocorra da melhor forma possível, é necessário que todas as técnicas sejam executadas com o auxílio de equipamentos tecnológicos.

 

A Clínica Blu possui tecnologia de ponta para executar os mais variados tratamentos odontológicos.

 

Atendimento Humanizado

A Clínica Blu se preocupa com o paciente em todas as fases do tratamento, por isso, oferece um olhar sensível e humanizado a todas as dores e queixas do paciente. 

 

Todos os nossos profissionais estão à sua disposição para auxiliar e ajudar da melhor maneira possível. 

 

Experiência de Alto Padrão

Na Clínica Blu você vive uma experiência de alto padrão, diferente de todas que já experimentou. 

 

Cuidados para sempre manter o padrão elevado durante o atendimento proporcionando a você conforto e segurança.

Homem com implantes dentários.

Implante Dentário em Brasília é na Clínica Blu!

Se você precisa realizar tratamento de implantodontia em Brasília agende a sua avaliação com os profissionais da Clínica Blu!

 

Nossos dentistas em Brasília são especialistas na área e proporcionarão a você as melhores soluções e resultados, visando sempre a sua saúde, autoestima e qualidade de vida. 

 

Queremos que você viva uma experiência de alto padrão em odontologia em nossa clínica em Brasília, que está a sua disposição para sanar dúvidas e sempre ajudar da melhor forma. 

 

Nossos especialistas em implantodontia proporcionarão o tratamento e os resultados que você merece!

 

Não sofra mais com constrangimentos para sorrir e se alegrar nos momentos felizes da vida, conte com a Blu para conquistar um sorriso belo e saudável. 

 

Volte a viver a vida plenamente com os implante dentário em Brasília da Clínica Blu Odontologia.

 

Conte com quem entende, entre em contato conosco e agende agora a sua avaliação na Clínica Blu!