Como a doença periodontal afeta o seu dia a dia?

Muitas pessoas tendem a achar que as doenças bucais estão restritas à boca. No entanto, já foi provado por diversas vezes que essas doenças podem tanto agravar quanto iniciar problemas de saúde no geral, além de causar incômodos que atrapalham o bem-estar.

Usualmente, são as doenças periodontais que mais geram estragos no nosso organismo e causam desconforto diário, graças às suas inflamações. Para você ter uma ideia, um estudo feito no Catar associou a presença de periodontites aos casos graves do covid-19. Eles notaram que muitos pacientes com o coronavírus tinham três vezes mais riscos de serem internados com complicações por parte do covid-19.

É por tudo isso que no texto de hoje nós iremos mostrar como a doença periodontal pode afetar o seu dia a dia de formas diferentes e como tratá-la da melhor maneira. Então, fique conosco até o fim para descobrir informações relevantes para sua saúde!

Antes de tudo, o que é a doença periodontal?

A doença periodontal pode dividir-se em três fases: gengivite, periodontite e periodontite avançada. Pode-se dizer que uma é a evolução da outra. A gengivite é uma inflamação causada pelo acúmulo de bactérias presente nas placas bacterianas; a periodontite é quando a inflamação já atingiu o periodonto, ou seja, a estrutura dos dentes; a periodontite avançada, por sua vez, é o estágio mais grave da doença periodontal, é principalmente caracterizada pela destruição da estrutura dos dentes.

É muito importante entender isso, pois cada um dos estágios gera consequências que podem afetar o seu dia a dia, como veremos a seguir.

Afinal, como a doença periodontal afeta o seu dia a dia?

Confira a seguir como as doenças periodontais podem prejudicar o seu dia a dia em níveis diferentes:

1- Pouca satisfação em comer

Um dos sintomas da doença periodontal é a sensibilidade gengival e se ela estiver avançada, causa problemas em toda a estrutura do dente, o que faz com que o prazer de mastigar aquela sua comida querida vá por água abaixo.

Além de ter o desconforto de sangramentos durante a mastigação, você também pode sentir dor ao morder os alimentos. Isso faz com que você coma cada vez menos, podendo ter até um caso de desnutrição.

2- Mau hálito

Praticamente todo mundo sabe como é ruim conversar com alguém que tem mau hálito, certo? Imagina beijar a pessoa! Pois é, um dos sintomas das doenças periodontais é o mau hálito e isso pode prejudicar tanto seu bem-estar quando o das outras pessoas ao seu redor.

3- Agravamento da diabetes

A diabetes pode ser um dos agravantes para o aparecimento da doença periodontal, mas ela também pode ser agravada pelas bactérias das periodontites, que impedem o trabalho correto da insulina.

4- Problemas cardiovasculares

Todo o processo inflamatório da doença periodontal impulsiona a formação de placas, que por sua vez acabam entupindo as artérias (aterosclerose) e causando diversos problemas cardiovasculares.

5- Dores no estômago

Existe uma bactéria chamada de H. pylori, comum nas doenças periodontais. Ela é uma das maiores causadoras de úlceras e gastrites quando se aloja em excesso no estômago.

Como tratar a doença periodontal?

Antes de saber como tratar, é preciso saber como evitar. Por isso, tenha uma excelente higiene bucal diária. Escove os dentes sempre depois das refeições e use o fio dental. Além disso, vá regularmente ao dentista para sempre ter sua saúde bucal atualizada e renovada.

Quando a doença for diagnosticada pelo dentista, o tratamento dependerá muito do grau do problema. Em alguns casos, as curetas subgengivais são usadas para remover as bactérias, assim como a raspagem periodontal, o tratamento a laser e a cirurgia. Infelizmente, em certas situações, o necessário será extrair o dente.

Para conseguir o melhor tratamento, você precisa ir até a melhor clínica odontológica. Avalie bem as suas opções e escolha aquela que ofereça as tecnologias mais eficazes, que tenha profissionais experientes na área e que proporcione as melhores condições de pagamento, incluindo convênios.

Se você quiser uma clínica odontológica que visa o atendimento humanizado e empático em Brasília, além de ter todas as qualidades mencionadas acima, você precisa conhecer a clínica Odontologia Clean.

A Odontologia Clean é referência no tratamento de periodontites, bem como oferece tratamentos seguros, modernos, indolores e eficientes. Tudo de melhor para você e sua saúde bucal! Entre no site e descubra tudo o que a Odontologia Clean pode fazer por você!