Como corrigir mordida cruzada?

A mordida cruzada é um problema mais comum do que você pensa. Ela não é tão discutida quanto periodontites, cáries e outras doenças, mas ainda sim pode ser um grande incômodo e trazer consequências ruins ao bem-estar das pessoas.

Felizmente, a mordida cruzada não é um problema sem solução. Pelo contrário, é possível realizar tratamentos eficazes para a sua correção. No texto de hoje, nós iremos falar melhor sobre o que é a mordida cruzada, quais são seus sintomas e como tratá-la. Então, fique conosco até o final para descobrir tudo!

O que é a mordida cruzada?

A mordida cruzada ocorre quando os dentes inferiores se sobrepõem aos superiores quando você morde. O problema também é chamado de maloclusão ou mordida desalinhada, já que a questão problemática é o contato irregular entre os dentes de baixo com os de cima. Vale lembrar que isso pode acontecer em pontos diferentes da boca.

No geral, a mordida cruzada é causada por motivos genéticos. Contudo, é possível que alguns fatores externos também colaborem para o problema, como o uso prolongado de chupeta, mamadeira e até chupar o dedo. Além disso, a perda dos dentes na juventude também pode contribuir para que as alterações no organismo ocorram.

Quais são os sintomas da mordida cruzada?

Um dos sintomas mais aparentes e incômodos da mordida cruzada é o crescimento incorreto dos ossos do rosto, o que afeta a mastigação, a fala e até a respiração da pessoa. Além disso, a mordida desalinhada também pode causar dores de cabeça, cáries e dores no maxilar. Tanto seus dentes quanto os lábios podem sofrer alterações na sua aparência.

Os adultos com mordida cruzada têm uma tendência maior ao bruxismo, à perda de dentes, a fraturas, à retração da gengiva, ao desgaste dos dentes e aos problemas relacionados às articulações da mandíbula.

Como tratar a mordida cruzada?

Existem diversas formas de tratar a mordida cruzada, a melhor opção depende do diagnóstico feito pelo ortodontista. Tudo pode depender da sua idade, da situação de sua boca, da mobilidade, aparência, entre outras questões apontadas pelo profissional.

Entre os principais tratamentos, estão:

Aparelho ortodôntico:

O aparelho é um dos métodos mais utilizados para o tratamento da mordida cruzada, tanto por crianças quanto adultos. Ele tem como objetivo alinhar os dentes inferiores com os superiores.

Extração de dentes:

Para algumas pessoas, é necessário extrair alguns dentes antes de colocar o aparelho, para que mais espaço seja liberado e assim os dentes inferiores possam se mover para trás.

Expansor palatino:

Caso a mordida cruzada seja causada por conta de um maxilar pequeno, o ortodontista pode expandi-lo com o expansor palatino, que ampliam aos poucos o maxilar.

Restauração dentária:

Quem tem uma mordida desalinhada leve pode realizar a restauração, capeamento ou remodelagem dos dentes para que o alinhamento ocorra com mais facilidade.

Invisalign:

O invisalign é um dos aparelhos mais revolucionários do mercado ortodôntico, pois é super confortável e discreto. Ele serve para corrigir o posicionamento dos dentes, consertando a mordida cruzada e eliminando os sintomas prejudiciais.

Para ir atrás dos tratamentos, você precisa se consultar com ortodontistas experientes em uma clínica que seja referência nos tratamentos mais modernos, como o invisalign.

A Odontologia Clean oferece tratamentos seguros, modernos, indolores e eficientes. Além disso, a clínica possui atendimento humanizado e acolhedor, pronta para atender às suas necessidades e proporcionar o melhor para você, com as tecnologias mais novas no mercado.

Entre no site e descubra tudo o que a Odontologia Clean pode fazer por você!