Como estar com a saúde bucal em dia do jeito certo

Muitas pessoas só lembram que a saúde bucal é importante quando começam a sentir dor nos dentes ou nas gengivas. A verdade é que você não precisa passar por isso. Se você cuidar direitinho da sua saúde bucal, não será necessário gastar mais com tratamentos e passar por momentos difíceis para reparar os problemas gerados por hábitos ruins.

Pensando nisso, nós decidimos criar esse texto dando dicas de como estar com a saúde bucal em dia do jeito certo, para que você tenha mais bem-estar, qualidade de vida e evite gastar remediando doenças que poderiam ter sido prevenidas.

Confira a seguir 5 dicas sobre como manter a saúde bucal em dia:

1- Use o fio dental

Muita gente esquece de usar o fio dental, achando que a escovação basta para uma boa limpeza. Na verdade, é de extrema importância utilizar o fio dental para limpar a boca em lugares que a escova de dentes não alcança, como entre os dentes.

Quem não usa o fio dental pode acabar com restos de comida acumulados ali, o que acaba gerando mais bactérias e eventualmente pode culminar em uma desagradável gengivite.

2- Escove os dentes depois das refeições

A quantidade mínima de escovação indicada é 3 vezes por dia. No entanto, o ideal é escovar sempre depois de se alimentar. Isso evita que as bactérias fiquem acumuladas na sua boca e causem problemas como cáries, tártaros, gengivite e outras infecções.

Inclusive, é importante notar que muitas doenças começam com problemas pequenos e acabam evoluindo para algo mais grave, podendo afetar o corpo inteiro. Por isso, é vital não relaxar com a sua escovação diária.

3- Cuide bem da sua alimentação

Sim, comer besteira pode ajudar a estragar seus dentes, mesmo que você faça uma boa escovação. Alimentos gordurosos, com muito açúcar, fritura, álcool e tabaco prejudicam demais a sua saúde bucal.

Por isso, prefira ter uma dieta alimentar com muitas frutas, verduras e outros alimentos repletos de minerais e vitaminas.

4- Troque sua escova de dentes periodicamente

Essa é uma parte muito importante da higiene bucal! Nunca esqueça de anotar quando você começou a usar a escova de dentes, pois ela pode ser utilizada geralmente apenas por 3 meses seguidos. Depois disso, é necessário comprar uma nova para que as bactérias presentes na outra escova não atrapalhem sua saúde bucal.

5- Vá ao dentista de 6 em 6 meses

Essa dica é crucial! Visitando uma clínica odontológica de 6 em 6 meses você realiza limpezas completas e recebe um check-up de sua saúde bucal, sabendo o que precisa melhorar e como tratar cedo algum problema que tenha aparecido.

Além disso, você tira dúvidas e tem uma análise profissional individual da sua situação bucal. Afinal, pesquisar na internet pode ajudar a entender algumas coisas, mas nunca é realmente o ideal. Por isso, prefira sempre a opinião de um dentista qualificado que esteja lá para cuidar de você.

Para quem mora em Brasília, a clínica Odontologia Clean é uma excelente opção. Ela é diferenciada por oferecer um atendimento acolhedor com cuidados que vão além dos tradicionais. Seus profissionais têm experiência nas mais diversas áreas odontológicas e estão prontos para proporcionar o melhor serviço possível.

A prioridade da Odontologia Clean é o seu bem-estar e sua saúde bucal. Ao nos conhecer, você não vai querer outra clínica!