Retração Gengival: melhores tratamentos e principais causas
Se você está incomodado com a sua gengiva deslocada e distante da ponta de alguns dentes, dando uma impressão de dentes maiores e mais longos, saiba que isso indica uma condição dentária nada saudável que possui nome e identidade.
A retração gengival é uma condição estética e funcional. Ou seja, ela atrapalha não só a busca incessante pelo sorriso perfeito, mas também a rotina e as atividades básicas dos pacientes que sofrem com esse problema.
As causas da recessão gengival são variadas, mas estão diretamente relacionadas à saúde geral do paciente. Hábitos de higiene – que podem provocar infecções bacterianas–, alimentação ácida, ocasionando refluxo e problemas gastrointestinais, e até mesmo fatores genéticos estão entre os principais agentes.
Para tratar esse problema e voltar a gengiva para sua condição natural, a odontologia estética e funcional disponibiliza procedimentos modernos e eficazes. Afinal, se tem algo que não é normal na saúde bucal é deixar as raízes dos dentes expostas.
Neste texto, a Clínica Blu preparou um conteúdo prático e completo com as principais informações sobre retração gengival para você conhecer mais sobre essa condição dentária. Não se esqueça de ficar sempre alerta e consultar um profissional da ortodontia caso apresente algum dos sintomas. Vamos lá?
O que é a Retração Gengival?
A retração gengival, também conhecida como recessão gengival, não é uma doença, mas sim uma lesão na gengiva, ou um indicativo de que algo não está certo. Ela acontece quando a gengiva perde parte do seu tecido e se desloca em direção às raízes dos dentes, dando uma impressão de dentes maiores e mais alongados.
A má disposição da gengiva em relação aos dentes, seja por retração ou por inchaço, é um indicativo de que existe algo de errado com a saúde bucal do paciente. No caso da retração, a exteriorização das raízes pode expor toda a arcada dentária a outros problemas mais graves.
Entre os principais sintomas da retração gengival, é possível citar o sangramento da gengiva durante a higiene bucal, dores locais, dentes amolecidos, mau hálito e alta sensibilidade dos dentes.
Causas da retração gengival e principais cuidados
As causas da retração gengival são variadas, advindas de fatores internos e externos à saúde humana. Entre as principais, podemos citar:
-
Hábitos de higiene: a escovação dos dentes com intensidade exagerada ou inadequada pode causar lesões na gengiva;
-
Alimentação ácida: um cardápio repleto de alimentos ácidos gera refluxo e uma alteração no pH da boca, possibilitando o surgimento de lesões na gengiva;
-
Bruxismo: o ranger noturno dos dentes não é uma causa da retração gengival, mas vale alertar que indivíduos que sofrem deste distúrbio estão mais propensos a apresentar gengivas retraídas;
-
Infecções: algumas infecções advindas do acúmulo de placa e tártaro podem gerar bactérias que lesionam o tecido da gengiva, como a Periodontite — causa mais comum da retração gengival.
-
Fatores genéticos: assim como uma grande parte dos problemas de saúde, a retração gengival pode ser causada por fatores genéticos. Vale a pena conferir se seus pais ou avós apresentam gengivas com tecidos finos.
Tratamentos
Para tratar a retração gengival, a ortodontia disponibiliza tratamentos modernos e eficazes. Na maioria dos casos, a visita ao dentista para eliminar essa condição é acompanhada de um procedimento simples para o profissional da odontologia.
Nessas horas, o profissional responsável pelo tratamento odontológico é um especialista em Periodontia, campo da odontologia que cuida da saúde da gengiva dos pacientes. Entre os principais procedimentos, podemos citar:
Gengivoplastia
A gengivoplastia é um dos procedimentos estéticos que visa corrigir a má disposição entre a gengiva e os dentes. Por se tratar de uma cirurgia estética, esse tratamento odontológico é recomendado apenas em casos mais leves de retração gengival.
Por isso, é importante um diagnóstico completo para entender a intensidade da retração antes de decidir o procedimento.
Cirurgia Plástica Gengival
Um dos tratamentos mais indicados para essa disfunção é a cirurgia plástica gengival, que consiste no reposicionamento cirúrgico das gengivas.
O procedimento, ainda que seja estético, também é funcional. Além das gengivas, ficarem alinhadas, elas também recobrem as raízes do dente que estão expostas.
Tratamento Periodontal
O tratamento periodontal é um procedimento um pouco mais longo, já que é especificamente para casos de infecções por bactéria, como a Periodontite, uma das principais causas da retração gengival.
Ainda que seja um procedimento simples, já que o dentista apenas remove o tártaro e a placa bacteriana, pode ser que seja necessário mais de uma consulta para eliminar totalmente a infecção.
Clínica Odontológica Brasília
A odontologia possui inúmeras áreas de estudo para atender as demandas de saúde dos seus pacientes, como é o caso da Periodontia, que foca seus estudos na gengiva.
Caso você tenha interesse em entender mais sobre outras vertentes, procedimentos e tratamentos da odontologia, confira as outras postagens do blog da Blu, clínica odontologia especializada em Brasília.