Gengivite pode afetar sua performance na cama!

Pode parecer algo absurdo para algumas pessoas que um problema bucal possa afetar o órgão sexual masculino. No entanto, isso não é um exagero, pelo contrário: essa relação foi comprovada por diversos estudos e pesquisas diferentes. Então, sim, é possível que o seu problema de disfunção erétil seja culpa de uma doença periodontal, como a gengivite!

Calma, no texto de hoje, nós iremos explicar melhor essa situação e por quê isso acontece. Antes disso, iremos revisar os conceitos de doenças periodontais e como elas surgem. Então, continue lendo para descobrir tudo!

O que é a doença periodontal?

A doença periodontal pode dividir-se em três fases: gengivite, periodontite e periodontite avançada. Pode-se dizer que uma é a evolução da outra. A gengivite é uma inflamação causada pelo acúmulo de bactérias presente nas placas bacterianas; a periodontite é quando a inflamação já atingiu o periodonto, ou seja, a estrutura dos dentes; a periodontite avançada, por sua vez, é o estágio mais grave da doença periodontal, é principalmente caracterizada pela destruição da estrutura dos dentes.

Como a doença periodontal pode afetar a performance na cama?

A Universidade de Jinan, na China, realizou a revisão de diversos estudos que contabilizaram mais de 200 mil homens como voluntários para avaliação. Os resultados apontaram que a gengivite pode elevar em 2,85 vezes as chances de homens desenvolverem algum problema erétil.

Além disso, as pesquisas mostraram que uma higiene bucal ruim pode prejudicar o desempenho sexual masculino e aumentar os riscos de outros distúrbios no organismo.

Isso acontece porque tanto a gengivite quanto a disfunção erétil são causadas pelo mesmo tipo de inflamação que atinge os vasos sanguíneos. Essa inflamação ocorre por culpa da elevação do nível de C-reativa (CRP), uma proteína presente no fígado.

A CRP aparentemente causa os primeiros danos nos menores vasos sanguíneos, como aqueles encontrados na boca e no pênis. Depois disso, se não for tratada, a inflamação pode atingir artérias grandes, podendo até gerar doenças cardíacas.

            Em 2016, uma matéria publicada na revista Men’s Health, apontou que cientistas da Turquia indicaram que homens com disfunção erétil possuem três vezes mais chances de desenvolverem doenças periodontais se comparados com aqueles que são sexualmente saudáveis. Segundo os estudiosos, quando os dentes estão em estado de apodrecimento, as bactérias presentes ali caem na corrente sanguínea e prejudicam o fluxo do sangue.

            Existem ainda mais dados que comprovam a relação entre disfunção erétil e a doença periodontal. Na Espanha, um estudo chegou à conclusão que 74% dos homens com problemas sexuais também possuíam gengivite. Além disso, um relatório feito pela British Dental Health Foundation (Fundação Britânica de Saúde Dental) mostrou que 4 entre 5 homens com impotência sexual grave têm alguma doença periodontal.

            Portanto, para evitar todos esses problemas, o melhor caminho é a prevenção. Escove os dentes sempre depois das refeições, use o fio dental e faça um bochecho com enxaguante bucal. Ir ao dentista regularmente também é uma ótima forma de prevenir essas doenças e várias outras. Só o profissional é capaz de checar completamente a sua boca e diagnosticar possíveis problemas, assim como tratar e dar os melhores conselhos para seu caso específico.

Se você quiser uma clínica odontológica que visa o atendimento humanizado e empático em Brasília, precisa conhecer a clínica BLU. Além de um ambiente acolhedor, a clínica possui profissionais que são referências nas mais diversas áreas, inclusive periodontia.

A BLU oferece tratamentos seguros, modernos, indolores e eficientes. Tudo de melhor para você e sua saúde bucal! Entre no site e descubra tudo o que a BLU pode fazer por você!

Entre em contato para marcar uma consulta!