O que causa mancha escura na gengiva?

É normal que os nossos dentes apresentem tons amarelados ao longo da vida, devido aos nossos hábitos de consumo. Felizmente, é possível realizar um clareamento dental para tratar esse problema e devolver o seu belo sorriso iluminado.

No entanto, manchas na gengiva não são tão comuns assim e precisam ser analisadas com cuidado. Calma! Elas não significam necessariamente algo grave, mas é necessário descobrir o mais cedo possível o que elas representam para tratá-las logo.

No texto de hoje, nós iremos discutir as possíveis causas da mancha escura na gengiva. É importante que você leia tudo até o final para entender melhor as principais situações e depois saber o que fazer para buscar ajuda.

Então, boa leitura!

Confira abaixo 5 possíveis causas de mancha escura na gengiva

A seguir apresentaremos algumas das principais causas da mancha escura na gengiva e porque elas acontecem. Veja:

1- Tabagismo

Você fuma muito? Saiba que esse hábito é altamente prejudicial à saúde bucal. Afinal, a nicotina eleva a melanina do corpo, o que causa a melanose do fumante, ou seja, as gengivas escuras. Além disso, a substância fica presa ao esmalte do dente, o que faz com que ele desenvolva uma cor amarelada mais intensa.

2- Gengivite

A gengivite é uma das causas mais comuns de manchas escuras na gengiva. Essa doença é uma inflamação causada pelo acúmulo de bactérias, que ocorre nas gengivas e pode chegar a afetar os dentes também, causando sensibilidade e feridas. Além das manchas, os principais sintomas são vermelhidão, sangramentos e inchaço.

3- Câncer de boca

Manchas vermelhas ou brancas na gengiva são sintomas do câncer de boca. Também podemos mencionar feridas na boca e lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; rouquidão regular; nódulos no pescoço; dificuldade de mastigação; sensação de algo preso na garganta, entre outros.

4- Medicamentos

Existem alguns medicamentos que causam mancha escura na gengiva, como a minociclina, que é um tipo de antibiótico usado para tratar diversas doenças, incluindo infecções respiratórias e cutâneas. Então, verifique se algum dos seus remédios possui essa substância.

5- Estomatite

A estomatite é uma inflamação superficial que ocorre em diversos lugares na boca, inclusive na gengiva. Ela pode aparecer após a ruptura de vasos sanguíneos, desenvolvimento de feridas ou alguma doença que prejudique a mucosa.

Para descobrir o que está causando a mancha escura na gengiva e como tratá-la da melhor forma possível, é preciso ir até uma clínica odontológica. Não adianta se automedicar ou simplesmente esperar que as manchas desapareçam. Somente um dentista poderá passar as orientações e diagnósticos corretos.

Se você quiser uma clínica odontológica que visa o atendimento humanizado e empático em Brasília, precisa conhecer a clínica Blu. Além de um ambiente acolhedor, a clínica possui profissionais que são referências nas mais diversas áreas.

A Blu oferece tratamentos seguros, modernos, indolores e eficientes. Tudo de melhor para você e sua saúde bucal!

Entre no site e descubra tudo o que a Blu pode fazer por você.