“O que o cigarro pode causar na boca?”

Você sabia que o cigarro é o responsável por cerca de 90% das mortes causadas por câncer de pulmão? O Ministério da Saúde aponta que o cigarro contém mais de 4700 substâncias tóxicas, como a nicotina (geradora da dependência ao tabagismo). Além disso, ao menos 69 dessas substâncias podem causar câncer.

Falando em câncer, o cigarro pode ser responsável não apenas pelo câncer de pulmão, mas também por diversos outros tipos de câncer, assim como cerca de 50 doenças diferentes.

Além de todos os malefícios do cigarro para o corpo, ele também é extremamente prejudicial para a saúde bucal da pessoa, como é de se esperar. Afinal, é a boca que está ali diretamente em contato com o cigarro.

É por isso que no texto de hoje nós iremos expor alguns dos principais problemas bucais causados pelo cigarro. No fim, explicaremos como tratar ou evitar alguns desses problemas. Então, continue com a gente até o final!

Veja 4 problemas que o cigarro pode causar na boca

1- Câncer de boca

Com certeza, o cigarro é o maior fator de risco para o câncer de boca. Isso ocorre porque as substâncias presentes nele alteram a composição das células e aceleram a sua reprodução. Além disso, essas substâncias danificam muito o sistema digestivo.

Entre os sintomas do câncer de boca, estão: feridas na boca e lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas vermelhas ou brancas nas gengivas; rouquidão regular; nódulos no pescoço; dificuldade de mastigação; sensação de algo preso na garganta, entre outros.

2- Gengivite

Como o cigarro aumenta a temperatura da boca, ele cria um ambiente ótimo para uma maior propagação de bactérias, o que gera mais placas bacterianas e tártaros. Por isso, as doenças periodontais são super comuns em fumantes.

A gengivite tem como sintomas principais a vermelhidão, sangramento e inchaço das gengivas. Além disso, se não for tratada, a periodontite pode causar a perda dos dentes.

3- Mau hálito

O cigarro causa ressecamento da boca e previne a produção de saliva, o que significa que uma parte das coisas que consumimos fica na boca e gera o hálito desagradável. As substâncias presentes no cigarro também ficam estagnadas na garganta, nariz e pulmões, o que colabora ainda mais para aumentar o mau hálito.

4- Dentes amarelados e gengivas escuras

A nicotina do cigarro fica presa ao esmalte do dente, o que faz com que ele desenvolva uma cor amarelada. Essa substância também eleva a melanina do corpo, o que causa a melanose do fumante, ou seja, as gengivas escuras.

Como tratar ou evitar os problemas causados pelo cigarro?

Obviamente o maior conselho é não fumar, mas sabemos que o tabagismo é uma questão de dependência para muitas pessoas, o que faz com que seja um hábito muito difícil de largar. Sendo assim, é importantíssimo manter sempre a higiene bucal em dia.

Além disso, frequentar uma clínica odontológica regularmente também é essencial. Afinal, fumantes estão no grupo de risco para todos esses problemas (e mais outros), então precisam estar sempre checando a sua saúde bucal.

Se você quiser uma clínica odontológica que visa o atendimento humanizado e empático em Brasília, precisa conhecer a clínica Odontologia Clean. Além de um ambiente acolhedor, a clínica possui profissionais que são referências nas mais diversas áreas.

Entre no site e descubra tudo o que a Odontologia Clean pode fazer por você!  

Entre em contato para marcar uma consulta!