Quais são os problemas bucais mais comuns?

Você sabia que a boca é considerada o órgão mais exposto a infecções e traumas? Isso ocorre porque ela é uma cavidade sensível às alterações do organismo, muito úmida, vascularizada e escura. Tudo isso forma um ambiente muito propício aos microorganismos que podem causar problemas bucais graves e leves.

É por isso que é tão importante saber quais são os principais problemas bucais, quais são suas causas, seus sintomas e como tratá-los. Além de servir como um alerta para que você mantenha uma boa higiene bucal, também é essencial para que você entenda a importância de frequentar regularmente o dentista.

Sendo assim, decidimos oferecer essas informações no texto de hoje. Então, não deixe de ler até o final para descobrir tudo, ok? Boa leitura!

Confira a seguir os 4 problemas bucais mais comuns!

Abaixo você vai encontrar alguns dos principais problemas bucais encontrados no ser humano, como eles são causados, como identificá-los e como tratá-los. Veja:

1- Cárie

Certamente a cárie é um dos problemas mais famosos do mundo e também um dos mais sentidos. Ela ocorre quando as bactérias presentes na boca reagem aos resíduos de alimentos deixados nos dentes por culpa de uma higiene bucal ruim. Assim, o esmalte do dente vai se deteriorando.

Quando essa deterioração atinge a polpa dental (onde estão os vasos sanguíneos e os nervos), a dor começa a aparecer de forma bem mais forte e a cárie é considerada profunda. Entretanto, em alguns casos, não há sintomas, apenas a visualização de uma cavidade escura.

Se a sua cárie ainda não chegou até o nervo do dente, o tratamento pode ser feito com a restauração dentária. Na restauração, o dentista retira a parte cariada, limpa a área e preenche a cavidade com algum material, geralmente resina composta. No entanto, se a cárie realmente atingiu o nervo, será necessário eliminar o tecido cariado e assim realizar o canal.

2- Gengivite e periodontite

A gengivite é uma inflamação causada pelo acúmulo de bactérias, que ocorre nas gengivas e pode chegar a afetar os dentes também, causando sensibilidade e feridas. Na gengivite, as partes que compõem a estrutura dos dentes, como os tecidos conjuntivos e os ossos, não são atingidos pela inflamação.

Já a periodontite é o quadro mais grave da gengivite. Neste caso avançado, a inflamação já atingiu o periodonto, ou seja, a estrutura dos dentes (ossos, tecidos conjuntivos e nervos). Isso faz com que os sintomas sejam mais intensos e dolorosos.

Para tratar corretamente, só indo em uma clínica odontológica. Lá o dentista irá analisar o nível da inflamação e apontará a melhor forma de tratá-la. Então, procure uma clínica de qualidade para ter mais segurança.

3- Bruxismo

O bruxismo é o hábito de ranger e pressionar os dentes durante o sono ou durante o dia, o que desgasta muito a arcada dentária e gera sons estranhos. O bruxismo pode ocorrer por motivos genéticos, bem como ansiedade, depressão e outros problemas emocionais.

A placa de bruxismo é a melhor opção de tratamento, geralmente utilizada durante o sono ou pela manhã.

4- Mau hálito

Ao contrário do que muitos pensam, o mau hálito não vem apenas dos alimentos consumidos. Claro que ingerir muita comida temperada pode causar aquele mau hálito irritante e persistente, mas além disso, existe uma causa mais grave para o problema: as bactérias.

Sim, o excesso de placa bacteriana (tártaro) na boca é um dos principais motivos para o mau hálito. Além da halitose, ela também pode causar doenças periodontais, como a gengivite. Portanto, precisa ser eliminada e prevenida.

Para isso, é preciso, primeiramente, ter uma ótima higiene bucal diária. A ida regular à clínica odontológica também é uma boa forma de prevenção, pois o dentista acompanhará toda a sua saúde bucal.

Viu como mesmo aqueles problemas que parecem ser simples podem gerar consequências ruins ou terem causas perigosas? Por isso é tão crucial ir até o dentista regularmente!

Se você quiser uma clínica odontológica que visa o atendimento humanizado e empático em Brasília, precisa conhecer a clínica Blu. Além de um ambiente acolhedor, a clínica possui profissionais que são referências nas mais diversas áreas.

A Blu oferece tratamentos seguros, modernos, indolores e eficientes. Tudo de melhor para você e sua saúde bucal!

Entre no site e descubra tudo o que a Blu pode fazer por você!