Qual a diferença entre tártaro e placa bacteriana?

O acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes é um problema muito comum entre as pessoas, e mais comum ainda é achar que ambos são a mesma coisa, mas eles não são! O acúmulo de placa bacteriana pode resultar em cáries dentárias e doenças gengivais, já o tártaro nos dentes é placa calcificada.

Porém uma coisa eles têm em comum: com uma boa higiene bucal, com escovação após as refeições e uso do fio dental diariamente, ambos podem ser evitados!

Afinal, qual a diferença entre cada um desses casos?

Placa bacteriana:

É uma camada que é formada sobre qualquer superfície dura dentro da cavidade bucal (dentes e linha da gengiva) por causa das bactérias que existem na boca que aproveitam os nutrientes existentes nos alimentos que ingerimos, junto daqueles contidos na saliva, para se desenvolver. .

Os açúcares presentes em alimentos e bebidas se unem com as bactérias da placa bacteriana liberando ácidos que atacam o esmalte dos dentes e causam deterioração, podendo, posteriormente, causar cáries. As bactérias existentes na placa bacteriana também podem contribuir para a doenças como a gengivite. Uma boa escovação e uso do fio dentário são as ferramentas mais eficazes contra a placa bacteriana. Se ela não for removida diariamente, pode acumular e endurecer, se transformando no tártaro.

Tártaro:

Por sua vez, é uma consequência da placa bacteriana e por isso tantas pessoas confundem os dois. Ele se liga ao esmalte do dente e criam um acúmulo mineral visível que pode facilmente ser identificado, é só verificar se há “linhas” escuras ou amareladas logo acima ou abaixo das gengivas, junto aos dentes.

Se não for adequadamente cuidado, pode provocar mau hálito, gengivite, manchas nos dentes e também cáries, situações que afetam não apenas a saúde bucal, mas a autoestima!

Como posso evitar esses problemas?

Com certeza você já encontrou diversas receitas caseiras para eliminar placas bacterianas e tártaro na internet, mas não siga essas dicas! A melhor maneira de prevenir esses problemas é removendo diariamente a placa bacteriana. Ela só pode ser removida mecanicamente, ou seja, com o uso de uma escova de dentes e o uso do fio dental.

Escove seus dentes de duas a três vezes ao dia, logo após as refeições, não desprezando em nenhuma das vezes o uso do fio dental!

E não se esqueça de visitar seu dentista regularmente. Uma limpeza feita por um profissional da área é importante para remover completamente a placa bacteriana acumulada, deixando seus dentes mais claros e saudáveis.

Se você quiser uma clínica odontológica que visa o atendimento humanizado e empático em Brasília, você precisa conhecer a Odontologia Clean!

A Odontologia Clean é referência no tratamento de doenças periodontais, bem como oferece tratamentos seguros, modernos, indolores e eficientes. Tudo de melhor para você e sua saúde bucal!

Descubra tudo o que a Odontologia Clean pode fazer por você, agende já sua consulta!