A preocupação com a saúde dos dentes em muitos momentos se limita às características que mais são aparentes, por isso, a coroa dos dentes acaba sendo mais valorizada em relação às outras estruturas dentárias.
A área de Endodontia, cuida de áreas que muitas das vezes são negligenciadas, ressaltando a importância de outras estruturas fundamentais como a polpa e a raiz dental, que também merecem atenção e cuidados específicos.
Essa prática odontológica se encarrega de cuidar da saúde dos dentes de dentro para fora, concentrando as maiores ações terapêuticas às áreas que não possuem tanta visibilidade, de forma que, toda a estrutura dentária receba os cuidados necessários para sua total manutenção.
As disfunções tratadas por essa área odontológica são dificilmente percebidas quando não existe o hábito de se ir ao dentista regularmente, ficando escondidas por vários meses e causando diversas outras problemáticas decorrentes.
Por isso, é essencial o papel do endodontista, a fim de garantir que problemas na região interna dos dentes não se desenvolvam, causando maiores danos à estrutura dentária posteriormente.
Para esclarecer a atuação desse profissional de suma importância, a seguir, destacamos o papel da endodontia em prol da saúde bucal, confira!
Qual área do dente é tratada pela Endodontia?
Essa especialidade odontológica cuida principalmente da estrutura interna dos dentes, como a polpa, a raiz e os tecidos periapicais.
Falaremos um pouco mais sobre essas estruturas para que o entendimento sobre a endodontia fique mais claro.
Polpa do dente
É constituída por tecido conjuntivo frouxo localizada na região interna do dente, onde se concentram as terminações nervosas, vasos sanguíneos, células e fibras, por esse motivo, também é chamada de parte viva do dente, pois toda a sensibilidade dental é sentida por meio dessa parte específica do dente.
A polpa dental tem como principal função manter a vitalidade dos dentes, essa função é caracterizada pela realização das seguintes ações:
-
Defesa: capaz de defender a estrutura dos dentes contra processos patológicos;
-
Nutrição: promove a nutrição da dentina, a dentina funciona como agente protetor da primeira camada do dente;
-
Formação: auxilia na formação da dentina;
-
Sensitiva: transmite estímulos neurais;
-
Reguladora: regula o fluxo sanguíneo da região.
Raiz dental
Essa é a parte do dente que fica abaixo do periodonto, sendo a estrutura que contorna os dentes.
A raiz dos dentes funciona como ligamento do dente ao restante do corpo. Essa conexão permite que o dente permaneça fixo na arcada dentária, ficando totalmente coberta pela gengiva.
Sua principal função, além de manter os dentes fixados é mantê-los nutridos, é uma estrutura importantíssima e deve ser preservada a fim de gerar a saúde de todos os dentes.
Periápice
É um conjunto de tecidos que envolve a porção apical do dente, ou seja, os tecidos periapicais circundam a ponta das raízes do dente.
As principais funções do periápice são:
-
Função nervosa;
-
Função nutritiva;
-
Função defensiva.
A endodontia cuida principalmente dessas áreas, das estruturas dentais que possuem funções nervosas.
Quais são os problemas que podem ser tratados pela endodontia?
A especialidade se aplica na resolução de alguns problemas bucais em específico, como ao tratamento de cárie nos dentes, sensibilidade e traumas dentários.
Abaixo, destacamos mais detalhes sobre os problemas tratados pela especialidade, tais como:
Cáries nos dentes
A endodontia trata as cáries que infeccionaram a polpa dos dentes, o tratamento consiste na retirada, limpeza e fechamento do local lesionado pelo agente infeccioso.
O tratamento de canal é o procedimento da endodontia que trata esse tipo de disfunção, por conseguir restabelecer a saúde dos tecidos nervosos dentinários quando são acometidos pelo progresso descontrolado das cáries dentárias.
Dentes traumatizados
A especialidade também trata dentes que sofreram algum tipo de trauma, a fim de restaurar a estrutura dentária.
Dentes avulsionados
Alguns traumas mais graves podem causar a extração total do dente junto a sua raiz, se o dente for preservado as chances de reimplantar o dente à sua estrutura aumentam significativamente.
Quando situações como essa ocorrerem, para preservar o dente, é necessário que ele seja reservado em um recipiente com leite para preservar a sua integralidade. Além disso, o endodontista deve ser procurado o mais rápido possível para inseri-lo novamente na arcada dentária.
Sensibilidade nos dentes
A sensibilidade pode ocasionar em uma dor de dente insuportável, geralmente causada pelo desgaste do esmalte dos dentes, porém deve ser observada a frequência com que esse problema aparece pois pode ser oriunda de outras causas.
Por isso, se o problema for recorrente e causar dor intensa o conselho é que o endodontista seja acionado o mais breve possível.
Escurecimento dos dentes
Se o tecido da polpa morre ele fica com uma aparência escura, proporcionando um aspecto escurecido aos dentes que é possibilitada devido a translucidez do esmalte dental.
Por mais que se apresente como grande incômodo é um problema fácil de resolver, pois a endodontia promove o clareamento interno dos dentes.
Além do clareamento interno dos dentes, existe o clareamento externo que promove a aparência mais branquinha dos dentes, conheça mais sobre a prática odontológica de clareamento dental.
Tratamento de canal
A endodontia tem como principal objetivo preservar a estrutura interna dos dentes para que todos os componentes dentários permaneçam saudáveis.
Por isso, são usadas algumas técnicas com a finalidade de promover a manutenção da polpa dentária bem como a reparação de fraturas ou traumas no dente.
Essa especialidade é fundamental para que problemas mais complexos não se instalem ocasionando em infecções ou perda dentária.
O tratamento de canal retira a polpa do dente que por algum motivo sofreu deterioração, ou quando o tecido já se encontra morto.
O canal no dente é necessário para evitar a extração total do dente.
Basicamente, o tratamento de canal ocorre da seguinte forma:
-
Anestesia local;
-
Abertura da coroa do dente;
-
Remoção do tecido da polpa;
-
Limpeza da cavidade;
-
Preenchimento e restauração do dente.
Para quem é indicado o tratamento de canal?
O tratamento se enquadra em casos onde o dente foi contaminado por cárie ou fratura, lembrando que, as cáries podem ser solucionadas sem a necessidade de um tratamento de canal se forem identificadas e tratadas de forma rápida.
Porém, quando o problema se agrava é necessário tratar cada dente individualmente, em muitos casos com o próprio tratamento canal.
Quais são os cuidados essenciais após o tratamento de canal?
Como em qualquer outro procedimento, o tratamento de canal exige alguns cuidados básicos após a sua realização, dentre eles os principais são:
-
Evitar mastigar alimentos com o dente tratado;
-
Ter atenção durante o ato de higienização dos dentes;
-
Evitar o consumo de alimentos duros.
Vale lembrar que, o consumo de medicações para alívio da dor devem ser prescritas por um profissional da saúde.
Os cuidados são básicos porém essenciais, geralmente o paciente não deve ficar de repouso e nem precisa evitar a prática de atividades físicas após o tratamento.
Quando é necessário buscar por um Endodontista?
O acompanhamento com um profissional endodontista é sempre importante, o dentista especializado na área também cuida da prevenção dessas estruturas para não resultar em problemas mais graves posteriormente. A prevenção sempre é o meio pelo qual se obtêm os melhores resultados.
Considerando isso, existem sintomas que podem indicar a procura por um endodontista, e as causas mais comuns são:
-
Dor no dente;
-
Gengiva inchada;
-
Traumas;
-
Aparecimento de cáries;
-
Sensibilidade extrema nos dentes;
-
Extração involuntária de um dente em sua totalidade.
O acompanhamento regular com um dentista permite a identificação de problemas em toda a estrutura dos dentes, pois problemas internos são vistos apenas através do uso de aparelhos radiográficos.
O que pode acontecer se o dente não for tratado?
Estruturas dentais que são encobertas por outros componentes orais como a polpa e a raiz dos dentes merecem atenção redobrada, pois podem mascarar a manifestação silenciosa de problemas graves de saúde.
Quando problemas comprometem a integridade dessa região podem ocasionar no aparecimento de outras com muita rapidez, por se tratar de uma região vascularizada conectada a todo o corpo.
Se problemas nessa área não forem tratadas toda a saúde bucal pode ser comprometida, como os tecidos moles próximos, além do acúmulo de placa bacteriana em diversas regiões, que se alastradas até a corrente sanguínea causam o que é chamado de sepse, fenômeno onde toda a saúde integral é comprometida.
A endodontia age para que problemas mais graves e mais difíceis de resolver não se instalem na estrutura bucal.
Quando identificados problemas nessa região, o Endodontista aplica um protocolo de tratamento eficiente para a resolução rápida dos problemas.
Endodontia em Brasília: conheça os melhores profissionais da área
Com a leitura desse artigo foi possível compreender a importância da endodontia e do acompanhamento com um profissional especializado na área, por esse motivo, cabe lembrar que a escolha por um endodontista qualificado e com a experiência necessária na especialidade se torna também de suma importância.
O endodontista deve ter as qualificações necessárias para avaliar a área corretamente para realizar o diagnóstico correto e implementar a melhor solução técnica para tratar os problemas daquela região.
Se você está buscando por um profissional da área de endodontia venha conhecer a Blu Odontologia.
Endodontia em Brasília é na Clínica Blu!
Na Blu Odontologia você vive uma experiência odontológica de alto padrão, através de profissionais de referência em várias especialidades odontológicas e estrutura moderna que vai te encantar.
O tratamento é elaborado de maneira personalizada para suprir as demandas particulares de cada paciente.
Encontre os melhores profissionais de endodontia na Blu Odontologia, e evite o aparecimento de problemas maiores que podem prejudicar a total saúde e integridade do seu sorriso.
Fale com um de nossos especialistas,entre em contato com a Blu!