Sorriso gengival: causas e tratamentos

Quando você sorri, sente-se desconfortável por conta da gengiva à mostra? Algumas pessoas não ligam para isso, já outras ficam incomodadas com a exposição da gengiva. Se você se encaixa no segundo grupo, não se preocupe, existe uma forma de corrigir isso.

            No texto de hoje, nós iremos explicar o que exatamente é o sorriso gengival, o que o causa e se ele afeta a saúde de alguma forma ou é apenas um problema estético. Além disso, contaremos quais são os principais tratamentos para tratar o sorriso gengival. Então, nos acompanhe até o final para descobrir tudo!

O que é o sorriso gengival?

            Não é difícil explicar o que é o sorriso gengival, pois ele é bem aparente. Sabe quando você sorri e vê ali um excesso de gengiva? Então, é isso! Especialistas dizem que as pessoas que expõem mais do que 3 mm de gengiva fazem parte do grupo de indivíduos com sorriso gengival.

            Com relação à sua causa, não é possível apontar apenas uma. Contudo, na maior parte dos casos, o fator genético é o principal culpado. Além disso, é possível que o sorriso gengival seja causado por um tipo de hipertrofia relacionada ao uso de aparelhos ortodônticos ou algumas medicações.

O sorriso gengival afeta a saúde?

            Essa é uma das dúvidas mais comuns sobre o sorriso gengival. Na verdade, a maioria dos tratamentos é feito por pessoas que se sentem incomodadas esteticamente. Em alguns casos, as pessoas têm a auto-estima baixa, pouca confiança e uma saúde mental ruim devido a não se adequarem aos padrões estéticos da sociedade. Entretanto, é importante lembrar que o sorriso gengival não lhe tira a beleza!

            Mesmo assim, também é necessário dizer que o sorriso gengival pode sim afetar sua saúde física. Isso porque a gengiva exposta fica vulnerável a problemas bucais, como inflamações e infecções. O tecido fica mais seco, o que acaba aumentando as chances do aparecimento de placas bacterianas, o que por sua vez leva à gengivite.

Como tratar o sorriso gengival?

            Existem formas diferentes de tratar o sorriso gengival, sendo que a melhor para você dependerá do diagnóstico do dentista, assim como das suas características pessoais. Confira abaixo os três principais tratamentos:

            1- Gengivoplastia

            A gengivoplastia é considerada um tipo de cirurgia plástica, pois tem o único objetivo de corrigir o lado estético do sorriso gengival. Basicamente, o cirurgião dentista remove o excesso do tecido gengival e reconstrói o contorno da gengiva em volta dos dentes.

            É uma cirurgia simples e com um pós-operatório bem tranquilo, rápido e sem muitos incômodos. Afinal, apenas o tecido é operado, não os ossos.

            2- Gengivectomia

            Esta opção é mais indicada para quem possui hipertrofia gengival (problema que estende a gengiva, sendo relacionada à doença periodontal). A cirurgia em si não demora muito e o tecido gengival é retirado com um bisturi.

            A maior diferença aqui é o pós-operatório. Diferente da gengivoplastia, a gengivectomia precisa de um tempo maior de recuperação (geralmente 72 horas), além de gerar algum desconforto.

            3- Toxina botulínica

            A toxina botulínica é o tratamento menos invasivo para tratar o sorriso gengival. No procedimento, o dentista aplica a substância diretamente, o que reduz ou paralisa a musculatura da área. Isso faz com que o lábio superior perca um pouco sua capacidade de se erguer, o que, por consequência, reduz a exposição excessiva da gengiva.

            Contudo, é interessante mencionar que o paciente precisa realizar reaplicações, já que a toxina botulínica só dura cerca de 3 a 6 meses.

            Para cuidar do seu sorriso gengival, é importante frequentar uma clínica de qualidade com os melhores profissionais da área e um atendimento diferenciado.

            Mora em Brasília? Então, a Odontologia Clean é uma excelente opção para você! Ela oferece tratamentos seguros, modernos, indolores e eficientes. Além disso, a clínica possui atendimento humanizado e acolhedor, pronta para atender às suas necessidades e proporcionar o melhor para você, com as tecnologias mais novas no mercado. Entre no site e descubra tudo o que a Odontologia Clean pode fazer por você! 

Entre em contato para marcar uma consulta!