Ter língua branca é perigoso?

Já abriu a boca, botou a língua para fora e se surpreendeu com a cor dela? Muita gente passa por isso graças a razões diversas. A língua saudável é a de cor rosa claro e com uma superfície lisa, sem pontos de cores diferentes nela.

O tom da língua quer dizer muita coisa sobre a sua saúde. Ao contrário do que muitos pensam, não existem só línguas rosas e brancas. Na verdade, algumas pessoas podem ter línguas de cor vermelha, amarela, violeta, azul, marrom, entre outras. Cada uma delas significa algo e podemos discuti-las em um texto futuro, mas hoje iremos priorizar a língua branca.

Neste texto, você irá descobrir se ter língua branca é perigoso, quais problemas ela pode significar e como tratá-la. Então, fique conosco até o final e tenha uma boa leitura!

O que a língua branca pode representar?

No geral, a língua branca significa que o ambiente está propício à formação de fungos. Isso ocorre em pessoas que não tem uma boa higiene bucal diária ou possuem um sistema imunológico debilitado, como idosos, bebês ou indivíduos com doenças autoimunes.

Entretanto, é possível apontar algumas doenças específicas que podem gerar a coloração esbranquiçada na sua língua. Vejas quais são:

1- Leucoplasia

A leucoplasia é uma doença crônica que apresenta placas em tons brancos tanto na língua quanto nas bochechas e gengivas. Mesmo com muita higiene, as placas não somem e nem doem. Geralmente, a doença ocorre em fumantes e em quem está nos estágios iniciais do câncer de boca

O tratamento precisa ser feito por um dentista. Ele precisa analisar a origem da leucoplasia e assim decidir se irá realizar alguma cirurgia de remoção das placas ou receitar o consumo de remédios antivirais.

2- Candidíase oral (sapinho)

O sapinho é uma das doenças bucais mais famosas do mundo e por isso é uma das maiores causas de língua branca. Ele pode surgir em pessoas de todas as idades, sendo causado por fungos, doenças autoimunes, higiene bucal ruim, ou uso de antibióticos.

É comum sentir ardência e uma sensação de inchaço na boca, assim como mau hálito. Para tratar a doença, primeiramente, é preciso caprichar na higiene bucal com enxaguante. Caso não melhore depois de uma semana, consulte um dentista ou um clínico geral.

3- Infecção bucal

Algumas infecções bucais ou na garganta podem causar o embranquecimento da língua. Nesses casos, é comum que a língua branca venha acompanhada de faringite, amigdalite ou dor de garganta.

4- Problemas no sistema digestivo e no fígado

Existem certas doenças que se desenvolvem no sistema digestivo ou no fígado e que podem causar a língua branca. No geral, isso é causado pela absorção prejudicada das vitaminas.

Seja qual for os sintomas secundários, se a língua não deixar de ser branca com uma boa higiene bucal, você precisa procurar uma clínica odontológica de qualidade para verificar qual é o problema e como tratá-lo.

Se você quiser uma clínica odontológica que visa o atendimento humanizado e empático em Brasília, precisa conhecer a clínica Blu. Além de um ambiente acolhedor, a clínica possui profissionais que são referências nas mais diversas áreas.

A Blu oferece tratamentos seguros, modernos, indolores e eficientes. Tudo de melhor para você e sua saúde bucal!

Entre no site e descubra tudo o que a Blu pode fazer por você!